10 mitos sobre a cultura livre e o acesso aberto ao conhecimento

  • avatar Leonardo Foletto
    Jornalista, doutorando em comunicação e informação na UFRGS com pesquisa em mídia livre e cultura hacker. Editor do BaixaCultura.org.
Um modo de pensar a cultura inspirado na filosofia do software livre, a cultura livre ainda enfrenta resistência tanto por parte de certos criadores da cultura, que não vem como podem aplicar na prática seus princípios, quanto por parte de ativistas do software livre, que muitas vezes não acham que os princípios do copyleft podem ser recombinados a outras áreas da sociedade. Esta palestra tem o objetivo de esmiuçar 10 mitos da cultura livre e propor a construção de um repertório comum sobre o que é a cultura livre. Será, também, a ocasião de lançamento do zine nº3 do BaixaCultura (http://baixacultura.org), que versará sobre os mesmos assuntos.
Alguns dos mitos (falsos!) discutidos serão: "As obras culturais são criações completamente originais". "A cultura livre não protege quem cria e se pode roubar suas produções". "A cultura livre promove a cópia e isso é promover a pirataria". "A internet e a cultura livre matam de fome os artistas". "A cultura e o conhecimento sempre foram mercadorias suscetíveis de serem vendidas".