• Aplicações client-side híbridas e multiplataforma com React.js e React Native

    • Palestrante: Caio Sacramento de Britto Almeida
    • Tags: FISL 17
    • Info: Atualmente os usuários utilizam diversos dispositivos para acessar uma aplicação. Pode ser um aplicativo em um dispositivo Android, um aplicativo em um dispositivo iOS, uma aplicação web ou mesmo uma extensão para navegador web. Escrever diferentes códigos para diferentes plataformas, e além disso mantê-los e testá-los é um desafio que se torna altamente custoso e em muitos casos inviável.

      Há muito tempo almejava-se uma tecnologia que permitisse escrever um mesmo código e compilá-lo para diferentes plataformas. Cordova / Ionic parecia ser um caminho para permitir ao menos aplicações híbridas entre web, iOS e Android, mas por não ser uma aplicação nativa, as aplicações móveis construídas com esta tecnologia sofriam com performance.

      Recentemente o Facebook abriu o código do React.js e React Native, tecnologias baseadas em JavaScript mas que trouxeram um novo paradigma para aplicações híbridas, com melhor performance em dispositivos móveis a partir da compilação para código nativo.

      Nesta palestra, o autor irá apresentar como escrever uma aplicação em React em que um único código fonte será compilado como uma extensão para navegador, aplicação web e aplicativo móvel nativo. Para tal, será utilizado o framework Keefer, criado pelo autor. Trata-se de um projeto de código aberto que é um gerador Node.js que permite criar facilmente uma aplicação com estas características, incluindo um framework completo para testes automatizados.
  • Criando sua rede social com Noosfero

  • WSL (S5): Tools to support software development II