• Metabotix: robótica e metareciclagem como forma lúdica de atrair meninas para TI

    • Palestrante: Andressa Rodrigues Martins, Christiane Borges Santos
    • Tags: FISL 17
    • Info: Os brinquedos ocupam um papel tão importante na vida da criança que podem influenciá-las para o bem ou despertar o talento para algumas profissões. Brinquedos ajudam no desenvolvimento de habilidades, da imaginação, constróem autonomia, exploram, ensinam, reproduzem comportamentos. Estudos mostram que ao relacionar teoria com algo na prática, o aprendizado das estudantes é ampliado. A robótica foi escolhida como metodologia de ensino por se tratar de um ramo da tecnologia que engloba mecânica, metareciclagem, eletrônica e computação, que atualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas, controladas por circuitos elétricos. Além disso, a aplicação prática da robótica engloba áreas da domótica (automação residencial), mecatrônica (automação industrial) e IoT (Internet das Coisas), e o mercado de trabalho é promissor.
  • Painel: A invasão dos drones: conectados, inteligentes e auto-replicantes

    • Palestrante: Christiane Borges Santos, Daniel Omar Basconcello Filho, Lays Rodrigues Silva, Rodrigo Troian
    • Tags: FISL 17
    • Info: A terra está sendo invadida. Eles estão por toda parte, não obedecem regras, não adianta derrubá-los. Com a sua avançada capacidade de comunicação, eles voam em grupos, eles são muitos e sua quantidade vêm aumentando.

      Parece um conto de ficção científica, mas é a pura realidade. Os drones vieram para ficar e para cada vez mais resolverem os problemas dos seres humanos. Conectados à Internet, dotados de alta capacidade de processamento e levando uma diversidade de cargas úteis, inclusive uma impressora 3D, nossa forma de vida está sendo alterada por esses equipamentos, que prometem facilitar (ou tornar mais caótico) o mundo em que vivemos.

      Assista ao nosso painel e fique por dentro do que já funciona e os planos para o futuro de uma tecnologia bastante promissora..
  • Painel: Internet das Coisas, ou das pessoas?

  • Painel: Mulheres da TI e nas Comunidades de Software Livre

    • Palestrante: Christiane Borges Santos, Claudia Maria da Costa Archer, Desiree, Márcia Santos Almeida, Melissa Devens
    • Tags: FISL 16
    • Info: A proposta principal desse espaço é trazer para discussão a existência de poucas mulheres que compõem o cenário no mundo tecnológico é algo que tem chamando muita atenção atualmente, mas qual, ou quais, fatores fazem com que se tenha essa baixa quantidade de mulheres atuando na área de TI?
      O principal fator ainda é o social, o qual designa que uma mulher não deve ser uma profissional de TI, pois cabe ao homem essa área e que mulheres devem trabalhar nas áreas que não tenham foco em exatas.
      Acompanhando esse fator vem o preconceito de que uma mulher não pode ser capaz de se interessar por computação, assim como as outras áreas de exatas, e nem possa ser uma profissional capaz de desempenhar de maneira satisfatória as mesmas funções que homens.
      Outro fator que também tem peso para essa realidade é o esteriótipo de que a mulher que trabalha com tecnologia tem que ser totalmente sem vaidades, antissocial e introvertida. Muitas com medo de serem rejeitadas e discriminadas acabam por buscar outras carreiras.
      E quando estas poucas mulheres que de maneira corajosa decidem enfrentar tudo e seguir na área, os professores e colegas tentam direcioná-las para papeis que consideram ser os mais “indicados” para realizar, como engenharia de software, IHC, entre outras,usando como desculpa a frase “Mulher é boa com estética”,não percebem que ainda assim estão agindo de maneira preconceituosa, pois uma mulher pode perfeitamente atingir destaque atuando com programação de baixo nível, Hardware, Computação Grafica,áreas que exijam cálculo,etc.
      Mas, o que muitos esquecem é que dentre as principais figuras pioneiras na tecnologia as de maior destaque estão grandes mulheres, aquelas que tanto são rejeitadas. A primeira representante histórica trata-se de Ada Lovelace,conhecida como a pessoa que primeiro trabalhou com programação. O papel da diversidade está em mostrar diferentes pontos de vista para atingirmos um melhor resultado em nossos trabalhos, pois computação é coisa de mulher Sim!
  • Robótica: uma forma lúdica de atrair meninas para a tecnologia

    • Palestrante: Christiane Borges Santos
    • Tags: FISL 16
    • Info: A Robótica pode ser um instrumento para o desenvolvimento de intelecto e veículo de aprendizagem. Com o uso da Robótica Educacional, além da interação sócio-verbal (S-S: sujeito-sujeito) que o meio escolar proporciona, é possível ter a oportunidade de uma interação integrada (S-O: sujeito-objeto (físico)) e (S-C: sujeito-cultura), através da criação de objetos animados, automatizados e comandados pelas suas próprias estratégias cognitivas. Pesquisas apontam que as mulheres geralmente representam entre 10 a 30% dos profissionais na indústria de Tecnologia da Informação no mundo. É necessário incentivar as estudantes do sexo feminino desde cedo a ingressarem nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação para combater a evasão que ocorre principalmente nos primeiros anos destes cursos, despertando o interesse vocacional para a pesquisa cientifica e tecnológica, buscando a ampliação no número de estudantes nessas áreas. Será apresentado o projeto de Robótica Educacional e Metareciclagem para meninas, junto ao CNPq que está em andamento no IFG.