• OmniDB, aplicação livre brasileira para gerenciamento de múltiplos SGBDs

    • Palestrante: Eduardo Todt, Luis Felipe Thofehrn Castro, Rafael Thofehrn Castro, William Ivanski
    • Tags: FISL 17
    • Info: A ideia da aplicação surgiu ao gerenciar dados diariamente no ambiente real de trabalho da equipe, onde percebeu-se a necessidade de uma ferramenta otimizada para manipular bases de dados de diferentes tecnologias, local ou remotamente. Em muitas situações o processo dependia de determinados SGBDs, muitas vezes inacessíveis devido ao seu custo, e por esse motivo passamos a estudar formas de converter bancos de dados entre diferentes SGBDs.

      Verificando as alternativas disponíveis, identificou-se que elas apresentavam um conjunto de limitações que não se adequavam às necessidades do local de trabalho. Dentre estas, uma funcionalidade seria a de integrar a conversão de banco de dados entre diferentes SGBDs na própria ferramenta de gerência, dado que esta funcionalidade geralmente está presente em ferramentas de alto custo.

      A partir deste levantamento, percebeu-se pertinente o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de atender estas demandas, o qual se concretizou com a primeira versão oficial, que já suportava os seguintes SGBDs: PostgreSQL; MySQL; Oracle; Firebird e SQLite.

      A próxima decisão foi distribuí-la para uso público na forma de uma ferramenta gratuita, onde criamos uma identidade e um espaço de divulgação. Começamos a receber um feedback internacional positivo, onde destacou-se o interesse generalizado pelo acesso ao código-fonte, além da inclusão de novas tecnologias.

      Diante destas demandas, já se incluiu suporte aos SGBDs SQL Server e Access, e agora estamos no processo de testes para disponibilizar a funcionalidade de conversão para o público e refinando o código para em breve disponibilizá-lo, o qual estará disponível antes da realização do evento FISL17.

      Assim, buscamos com esta palestra compartilhar a experiência do desenvolvimento desta ferramenta e apresentar o projeto para a comunidade livre, que possivelmente beneficiar-se-á dela.

      Mais detalhes sobre a ferramenta disponíveis em: www.omnidb.com.br