• Estudo de caso de e-democracia: Gabinete Digital do RS e a efic. do wiki surveys

  • Landel - TV Web com software Livre

  • O Governo Aberto no RS – um modelo de transparência e participação virtual

  • O Marco Civil depois de 1 ano

    • Palestrante: Anna Carolina Papp, Fabricio Solagna, Fabro Steibel
    • Tags: FISL 16
    • Info: O MCI teve grande notoriedade no ano de 2014, ano de sua aprovação. Isso aconteceu mais de cinco anos depois da primeira consulta do MCI,no Culturadigital.br, plataforma livre e aberta do Ministério da Cultura. Considerando que a lei teve como um dos pontos de partida o Forum Internacional de Software Livre (FISL), e que passou ainda por um longo processo de tramitação no Congresso Nacional, este painel traz para o debate trabalhos acadêmicos que analisaram os diversos momentos até a aprovação da lei e apresentam avaliações sobre os aspectos legais, o ativismo, as disputas políticas e questões resultantes da aprovação da lei.


      Fabricio Solagna realizou sua pesquisa de Mestrado em sociolgia na UFRGS sobre o processo de agenda e aprovação do Marco Civil. No seu trabalho acadêmico dedicou-se a mapear as diversas redes de suporte ao MCI. Além de pesquisador, também trabalha como consultor em metodologias de participação digital para a Secretaria Geral da Presidência da República.

      Fabro Steibel tem 10 anos de experiência em comunicação, governo
      aberto e liberdade de expressão. Publicou diversas pesquisas sobre a
      consulta pública do Marco Civil no Culturadigital.br, e criou
      plataformas de consulta com outras tecnologias. É o relator
      (pesquisador independente) da Parceria de Governo Aberto, auditando o
      2o Plano de Governo Aberto do Brasil. É fellow de governo aberto da
      OEA, professor de comunicação digital na ESPM Rio, e Coordenador Geral
      de Projetos no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro,
      trabalhando com a equipe que coordenou com o Ministério da Justiça a
      primeira consulta do Marco Civil.
  • O software livre pode ajudar a democracia? Plataformas abertas para democracia d

    • Palestrante: Fabricio Solagna, Henrique Parra, Livia Ascava, Marco Antonio Konopacki (Marco Amarelo), Ricardo Poppi, Rosane Maria Ludtke Leite
    • Tags: FISL 16
    • Info: A proposta do painel é apresentar diferentes plataformas utilizadas em diferentes espaços de governo e da sociedade civil, que tem como o objetivo melhorar o engajamento civil, propiciar meios de participação política dos cidadãos com os governos e facilitar a tomada de decisões. O painel pretende demonstrar os avanços dessas plataformas para a democracia participativa e direta, abordando experiências concretas de como o desenvolvimento colaborativo do software livre pode envolver os cidadãos de forma participativa nos projetos.
      Neste painel serão apresentados apenas projetos que possuem o código aberto.

      Participa.br - Plataforma utilizada pela Presidência da República para participação social
      Ricardo Poppi - Graduado em Ciência Política pela UnB, responsável pelo Participa.br, ambiente online de participação social do Governo Federal. É entusiasta de webcidadania e software livre para Participação Social.

      E-Democracia (Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados)
      Cristiano Ferri - Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, responsável pelo ambiente de participação social da Camara dos Deputados, o E-democracia

      Cidade Democrática
      Rodrigo Bandeira - fundador e diretor-executivo do Instituto Cidade Democrática e mestre em Administração Pública e Governo e graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Escreve artigos e oferece cursos e palestras sobre o Futuro Digital da Democracia, Articulação Intersetorial e Colaboratividade.

      Agora Delibera (Pensando o Direito/MJ)
      Marco Konopacki - Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, desenvolve e pesquisa tecnologias para participação desde 2010. Desde 2014 é Assessor para Novas Tecnologias e Participação na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.
  • Painel Cultura Digtal e Commons

  • Software Livre como Bem Público