• O Ciclo de Desenvolvimento do Kernel do Linux

    • Palestrante: Gustavo Padovan
    • Tags: FISL 17
    • Info: O Linux Kernel completa 25 anos em 2016, e hoje com mais de 1500 desenvolvedores e 10000 patches por versão lançada o Kernel é o maior projeto de software livre existente, e sua organização tem várias particularides que não estão presentes em projetos menores.

      Mesmo sendo um projeto de software livre no qual qualquer pessoa pode colaborar, a complexidade envolvida em uma comunidade deste tamanho gera muitas dúvidas até para pessoas que já estão familiarizadas com o universo do software livre. Em projetos com tantos desenvolvedores envolvidos a definição de regras e padrões de desenvolvimento são fundamentais para que o software evolua continuamente e a comunidade mantenha-se ativa.

      Esta palestra pretende contar um pouco da história do Kernel e apresentar o funcionamento de sua comunidade. O que é a merge window? O que é a linux-next? Como a comunidade revisa e aplica patches? Como funciona a hierarquia de mantenedores? Como contribuir patches? Dentre muitas outras dúvidas sobre o dia-a-dia da Comunidade do Kernel do Linux.