• Desenvolvendo Bots para Telegram em Python

    • Palestrante: Leandro Toledo de Souza
    • Tags: FISL 17
    • Info: O objetivo dessa palestra é guiar o público sobre a utilização de uma biblioteca em Python para o desenvolvimento de bots (software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô) no Telegram.
      O desenvolvimento da palestra inicia com uma abordagem ao Telegram, aplicação multiplataforma de mensageiro instantâneo com clientes em código aberto, concorrente ao WhatsApp. O Telegram tem conquistado espaço frente ao WhatsApp devido a inúmeras features. A API de bots, a mais recente, permite que seus usuários automatizem atividades ou interajam de forma diferente com outros utlizadores. Como por exemplo, o uso do bot @gif que permite pesquisar por GIFs sem sair do aplicativo, ou @mau_mau_bot para jogar UNO! com amigos.
      Dado o devido contexto, será então apresentada uma biblioteca em Python, linguagem conhecida por sua fácil curva de aprendizagem - no entanto assume-se que o público tenha conhecimento básico em linguagem de programação. A simplicidade da biblioteca permite, sem muito esforço, criar Bots para o Telegram. Alguns exemplos serão apresentados junto a um guia prático de como começar a usá-la.
      Na terceira parte da palestra vale a pena destacar algumas features da biblioteca, como a classe Updater - que permite criar Bots multithread sem muito trabalho, JobQueue - para agendamento de tarefas e InlineQueries - que permite que um Bot seja utilizado sem sair da janela de conversação atual.
      Finalmente, encerra-se com relatos da experiência de ter construído um software livre pela primeira vez, um discurso prático de como contribuir com a biblioteca, a metodologia de desenvolvimento utilizada e mais sobre a comunidade que se formou por trás do desenvolvimento.

      Links:
      python-telegram-bot (biblioteca mais popular para Telegram API Bots entre utilizadores de Python)
      https://github.com/leandrotoledo/python-telegram-bot
      https://www.linkedin.com/in/leandrotoledodesouza (autor da biblioteca e palestrante)