• O dia-a-dia de um estúdio de arquitetura livre

    • Palestrante: Maíra Zasso, Yorik van Havre
    • Tags: FISL 16
    • Info: Conheça o Uncreated.net, um estúdio coletivo de arquitetura e design, com custo zero, gasto de recursos zero, e que funciona como um grupo autônomo (sem empresa), desde 2006 usando e desenvolvendo software livre.

      O coletivo é um usuário voraz de software livre: Na sua gestão, na web, e em toda a cadeira de aplicativos necessária para o desenvolvimento de projetos de arquitetura. Isso inclui por exemplo Debian, Ubuntu, WordPress, ProjectPier, Blender, Gimp, FreeCAD, Inkscape, Libre Office, ownCloud e muitos outros. Para adaptar o processo habitual usado por arquitetos, geralmente dependentes de software proprietário caríssimo, ao software livre, foi necessária muita disposição, e desenvolver o que não existia. Isso gerou também novas ideias, novas pistas e novas maneiras de solucionar problemas.

      Esse caminho pelo software livre, pela recusa de soluções empacotadas, comerciais, e em muitos casos tóxicas e desenhadas para provocar dependência, encontrou uma ressonância direta com a própria arquitetura desenvolvida pelo coletivo. Também passamos a promover uma arquitetura livre, colaborativa, que fuja da dependência de produtos industriais.

      O uso do software livre também permite um custo de funcionamento extremamente baixo, o que simplifica toda a parte administrativa, ao ponto de funcionar sem empresa (todos os membros são autônomos).

      Esta palesta se organiza como uma conversa animada e divertida sobre os diversos temas e desafios que encontramos na nossa jornada e como o software livre nos ajuda a sobreviver competindo no mundo corporativo.