• Melhorando o Processo Decisório com Mineração de Dados e Software Livre

    • Palestrante: Marcos Vinicius Fidelis
    • Tags: FISL 16
    • Info: As empresas precisam otimizar seus recursos e atividades para melhorar a sua competitividade. E para competir, é necessário conhecer o seu negócio, os seus competidores e principalmente o seu cliente. Isto precisa ser feito com velocidade e baseado em fatos, ou seja, em dados.

      As ferramentas de Business Inteligence (BI) são capazes de apoiar esta tarefa, e em especial a ferramenta de Mineração de Dados.

      Esta palestra propõe apresentar o Pentaho Data Mining (PDM - a.k.a WEKA), uma ferramenta de BI Open Source, e demonstrar como descobrir conhecimento escondido dentro dos grandes volumes de dados armazenados nas empresas. Com a Mineração de Dados é possível entender melhor o seu cliente, as vendas, além de ser aplicável a inúmeros outros problemas decisórios.

      O objetivo principal é apresentar como obter melhorias no processo decisório de uma organização utilizando Mineração de Dados com software livre e aberto.

      Serão apresentados nesta palestra, os conceitos de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, o software Pentaho Data Mining e um Estudo de Caso prático utilizando dados abertos com vários exemplos.
  • Mineração de Dados, Internet das Coisas e Dados Abertos

    • Palestrante: Marcos Vinicius Fidelis
    • Tags: FISL 17
    • Info: Atualmente os dados estão pulverizados em disponíveis através da nuvem, em dados públicos e nas próprias empresas. Dados estão distribuídos em diversos dispositivos e fontes geradoras tais como celulares, sensores, coletores de dados, máquinas, equipamentos, veículos e eletrodomésticos.
      Acrescente-se a isto os dados de redes sociais, e rapidamente percebe-se que a capacidade de analisar dados é muito menor que a disponibilidade de dados.
      Por isto a Mineração de Dados (Data Mining) é uma das principais áreas dos próximos anos. Esta é a área capaz de extrair conhecimento de grandes bases de dados, convencionais ou não, e capaz de transformar dados e relacionamentos, aparentemente ocultos, em conhecimento útil para a tomada de decisão ou para a avaliação de resultados.
      O coração deste processo está na organização dos dados. Esse primeiro passo é uma tarefa desafiadora, porque as corporações contam com diversas fontes de informações e elas precisam de uma base única, limpa e de qualidade para realizar a análise.
      Visando a formação dos próximos Cientistas de Dados, pretendo nesta palestra apresentar os conceitos relacionados a esta área, apresentando através de uma abordagem clara e prática, a mineração de dados com o Software WEKA, que é uma das principais ferramentas de código livre e aberto, e que compõe a ferramenta de Business Intelligence chamada Pentaho.
      Serão apresentados os principais conceitos e uma experiência prática envolvendo Dados Abertos, Internet das Coisas e Mineração de Dados.
      Esta palestra é voltada para aqueles que desejam entender como criar parâmetros para entender o comportamento do consumidor, identificar afinidades entre as escolhas de produtos e serviços, prever hábito de compras, analisar comportamentos habituais para prever fraudes e muito mais.
  • UEPG-SGA - Sistema de Gestão Acadêmica