• P4 - Beyond Openflow

    • Palestrante: Mauro Ramos Moura, Natal Vieira de Souza Neto
    • Tags: FISL 17
    • Info: Esta palestra visa apresentar a linguagem de programação P4 - Programming Protocol Independent Packet Processors, uma linguagem open source para equipamentos de rede (switches, roteadores , NICs), que permite a criação de pipelines de encaminhamento independentes de protocolo.
      P4 é utilizado em conjunto com outras tecnologias SDN, como o Openflow, que especifica exatamente quais os campos do cabeçalho podem ser usados para se criar regras de encaminhamento nas flow-tables. P4 permite a criação de cabeçalhos customizados, onde o formato de cada campo é especificado em uma estrutura de dados, e o comportamento do equipamento em relação a cada pacote é determinado através de código, fornecendo assim maior flexibilidade e capacidade de inovação ao desenvolvedor de aplicações SDN. P4 também permite que o código criado seja compilado para múltiplos targets, isto é, diversos hardwares de vendors diferentes. Com isto, é possível desenvolver aplicações reconfiguráveis realmente independentes de hardware e protocolos de rede.
      Durante a palestra será abordado o que é a linguagem P4, como ela se relaciona com as tecnologias atuais de SDN, como montar seu ambiente de desenvolvimento e que tipos de aplicações podem ser criadas utilizando a mesma.