• Inclusão digital para uma cidade inteira com Software Livre

    • Palestrante: Melissa Devens, Ricardo Panaggio, Samuel Flores Moraes
    • Tags: FISL 16
    • Info: A alfabetização digital hoje é tão importante quanto a leitura, escrita e aritmética. É crucial que todos tenham as habilidades necessárias para entender, modelar e participar ativamente do mundo digital, ao invés de serem apenas espectadores ou consumidores. Políticas públicas são essenciais para reverter essa situação. Software LIvre tem um papel crucial como meio para que a alfabetização ocorra, em especial para pessoas que já estão à margem. E a fusão de esforços é um catalizador.

      Em uma ação conjunta da Mozilla e alguns de seus voluntários no Brasil, de uma empresa pública, de uma escola e de várias secretarias e do próprio governo municipal, uma mega operação foi realizada em Gaurama, uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, para incluir digitalmente toda a população utilizando apenas software livre.

      O trabalho de inclusão foi iniciando pelas mulheres da zona rural que nunca tinham usado computador, permitindo que elas tivessem seu primeiro acesso à internet, e está sendo expandido para toda a população.

      Nessa palestra, serão apresentadas as motivações para a realização desse projeto, a metodologia utilizada, como software livre foi determinante nessa empreitada, como está sendo construído o plano de inclusão digital do município, os problemas encontrados durante todo o processo e como foram solucionados, os resultados obtidos até agora e os próximos passos.
  • Painel: Mulheres da TI e nas Comunidades de Software Livre

    • Palestrante: Christiane Borges Santos, Claudia Maria da Costa Archer, Desiree, Márcia Santos Almeida, Melissa Devens
    • Tags: FISL 16
    • Info: A proposta principal desse espaço é trazer para discussão a existência de poucas mulheres que compõem o cenário no mundo tecnológico é algo que tem chamando muita atenção atualmente, mas qual, ou quais, fatores fazem com que se tenha essa baixa quantidade de mulheres atuando na área de TI?
      O principal fator ainda é o social, o qual designa que uma mulher não deve ser uma profissional de TI, pois cabe ao homem essa área e que mulheres devem trabalhar nas áreas que não tenham foco em exatas.
      Acompanhando esse fator vem o preconceito de que uma mulher não pode ser capaz de se interessar por computação, assim como as outras áreas de exatas, e nem possa ser uma profissional capaz de desempenhar de maneira satisfatória as mesmas funções que homens.
      Outro fator que também tem peso para essa realidade é o esteriótipo de que a mulher que trabalha com tecnologia tem que ser totalmente sem vaidades, antissocial e introvertida. Muitas com medo de serem rejeitadas e discriminadas acabam por buscar outras carreiras.
      E quando estas poucas mulheres que de maneira corajosa decidem enfrentar tudo e seguir na área, os professores e colegas tentam direcioná-las para papeis que consideram ser os mais “indicados” para realizar, como engenharia de software, IHC, entre outras,usando como desculpa a frase “Mulher é boa com estética”,não percebem que ainda assim estão agindo de maneira preconceituosa, pois uma mulher pode perfeitamente atingir destaque atuando com programação de baixo nível, Hardware, Computação Grafica,áreas que exijam cálculo,etc.
      Mas, o que muitos esquecem é que dentre as principais figuras pioneiras na tecnologia as de maior destaque estão grandes mulheres, aquelas que tanto são rejeitadas. A primeira representante histórica trata-se de Ada Lovelace,conhecida como a pessoa que primeiro trabalhou com programação. O papel da diversidade está em mostrar diferentes pontos de vista para atingirmos um melhor resultado em nossos trabalhos, pois computação é coisa de mulher Sim!
  • Painel: os desafios da Inclusão digital

    • Palestrante: Janaina Menegaz Spode, kamila Brito, Melissa Devens, Vanessa Me Tonini
    • Tags: FISL 16
    • Info: Inclusão digital ainda é desafio para o Brasil. Algumas tecnologias se tornaram populares e assessíveis em escolas e a população de forma geral, porém alguns desafios na educação e na infra-estrutura de algumas cidades são constante. Como preparar os indivíduos para melhor se adaptarem as condições globalizadas de mercado, a partir da eficiência operacional e a qualificação múltipla? Como ensinar a operar com os meios tecnológicos de produção e comunicação, numa sociedade em redes? Como incluir digitalmente, sem excluir socialmente? Como trabalhar a inclusão digital para todos os gêneros? Com intuito de debater soluções e o cenário da inclusão digital em distintas comunidades , convidamos esse time de mulheres que trabalham na área de tecnologia com intuito de apresentarem suas experiências que contribuem para o desenvolvimento do mercado e desperte o senso critico para esse tema.
  • WoMoz: Lutando pela presença de minorias nos projetos FLOSS

    • Palestrante: Cynthia Zanoni, Lourdes Castillo, Melissa Devens
    • Tags: FISL 16
    • Info: WoMoz é uma comunidade composta de membros de diversos projetos de FLOSS que dedicam-se principalmente a aumentar o envolvimento e a visibilidade de mulheres e outras minorias nesses projetos, em especial na Mozilla, e em aumentar o número de contribuidoras. Tecnologia deve ser aberta, livre e acessível da mesma forma para todos. O WoMoz é um exemplo de como promover e dar visibilidade as minorias. Venha conhecer o projeto! Nós acreditamos que a tecnologia, em especial em projetos FLOSS, precisa de mais diversidade!