• Painel: Dados Abertos, Tecnologias Livres e Ciência Aberta e Cidadã

    • Palestrante: Nelson Pretto, Paulo Meirelles, Rafael Pezzi, RUALDO MENEGAT, Tel Amiel
    • Tags: FISL 16
    • Info: Este painel reúne especialistas em métodos científicos inovadores para refletir sobre dados abertos, infraestrutura para ciência colaborativa, instrumentação científica aberta, dados abertos e tecnologias sociais para habitação em áreas de risco geológico. Após as colocações promoveremos discussões entre os painelistas e o público.

      Apresentaremos a infraestrutura técnica desenvolvida e aplicada no Instituto de Física da UFRGS, especificamente i) como foi realizada a migração para plataformas livres em áreas de ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa e ii) o desenvolvimento de uma bancada de código aberto, composta por máquinas de fabricação digital como impressoras 3D e outras máquinas de controle numérico computadorizado (CNCs) para materializar instrumentos científicos a partir de representações digitais.

      Em uma perspectiva de dados abertos e software livre, veremos como estes são o caminho natural para uma pesquisa em computação que promove reprodutibilidade dos resultados e facilita evolução da pesquisa por outros pesquisadores. Adicionalmente, comentaremos como governos podem gerir os dados governamentais como ativos públicos, promovendo o uso de software livre para cidadania e democracia.

      Para ilustração de ciência cidadã, será apresentado o caso onde populações habitam encostas íngremes de morros onde há riscos de deslizamentos. As respostas mais comuns sugerem a remoção de tais populações. Todas as remoções indicadas talvez necessitem de mais de um século para serem realizadas. Isso significa que a vida das pessoas continuarão sob risco e sem a possibilidade de melhoria no futuro próximo. Aplicando conceitos de ciência aberta e cidadã, é possível estabelecer estratégias construtivas que possam adaptar as habitações de encostas. Tal estratégia envolve o desenvolvimento de tecnologias sociais e de informação das condições geológicas, meteorológicas e de risco dos terrenos, como será exposto na situação concreta do Morro da Cruz em Porto Alegre.
  • Painel: Diálogos entre Educação e Tecnologias Contemporâneas Livres