• Hackerspaces feministas: reduzindo a desigualdade de gênero na tecnologia

    • Palestrante: Carine Gomes Roos, Fernanda Shirakawa, Vanessa Me Tonini
    • Tags: FISL 16
    • Info: Esta palestra irá apresentar um panorama geral dos hackerspaces no mundo, dando enfoque especial às iniciativas de hackerspaces feministas, focados em fomentar uma maior participação de mulheres no campo das tecnologias da informação.

      Também irá apresentar em detalhes as ações do coletivo brasileiro MariaLab, um espaço criado por mulheres e para mulheres, no qual elas não sejam minoria. Um coletivo voltado para o empoderamento, aprendizado e ensino de tecnologia, por meio de práticas inclusivas e colaborativas.

      A grande maioria dos hackerspaces no Brasil e no mundo, embora sejam receptivos com as mulheres, não só têm uma maioria de frequentadores masculina como, por conta disso, acabam causando insegurança e desconforto para as mulheres poderem errar e aprender sem medo.

      Por meio da criação de espaços não necessariamente exclusivos a mulheres, mas que estejam atentos também às demandas específicas de um coletivo inclusivo a minorias como gays e transgêneros, hackerspaces feministas estão buscando diminuir a grande desigualdade de gênero ainda existente na ciência e na tecnologia.

      Por fim, serão também sugeridas nesta apresetanção formas de mulheres se organizarem em coletivos similares em suas cidades, por meio do engajamento de rede, listas de discussão, e outros meios.
  • Painel: os desafios da Inclusão digital

    • Palestrante: Janaina Menegaz Spode, kamila Brito, Melissa Devens, Vanessa Me Tonini
    • Tags: FISL 16
    • Info: Inclusão digital ainda é desafio para o Brasil. Algumas tecnologias se tornaram populares e assessíveis em escolas e a população de forma geral, porém alguns desafios na educação e na infra-estrutura de algumas cidades são constante. Como preparar os indivíduos para melhor se adaptarem as condições globalizadas de mercado, a partir da eficiência operacional e a qualificação múltipla? Como ensinar a operar com os meios tecnológicos de produção e comunicação, numa sociedade em redes? Como incluir digitalmente, sem excluir socialmente? Como trabalhar a inclusão digital para todos os gêneros? Com intuito de debater soluções e o cenário da inclusão digital em distintas comunidades , convidamos esse time de mulheres que trabalham na área de tecnologia com intuito de apresentarem suas experiências que contribuem para o desenvolvimento do mercado e desperte o senso critico para esse tema.