• Blender 3D, modelagem e animação para games

    • Palestrante: Victor Moreira
    • Tags: FISL 16
    • Info: Proposta
      Existem grades diferenças entre a modelos 3d de destinados à animação de filmes e aqueles usados em jogos digitais. Conceitos como Low poly, Retopologia, Texturização, Bake e animações cíclicas, são aspectos técnicos importantes que integram o cotidiano criativo de modeladores e animadores da área e são necessários para um bom desenvolvimento de jogos.

      Dessa forma é importantes apresentar um Pipeline prático com os passos fundamentais para a modelagem, texturização e animação de modelos 3D para jogos.

      Tópicos Principais
      Modelos High e Low Poly.
      Técnicas de texturização e bake de texturas.
      Animações cílclicas e trilhas.
      Aplicação na Engine

      Público Recomentado
      Indicado para aqueles que tem interesse em trabalhar com jogos digitais, modeladores 3D, animadores. É necessário ter noções básicas de modelos 3D, texturas e animações, e claro jogar bastante :)

      Palestra (passo-a-passo)
      1- O que são modelos 3D e para que servem?
      2- Blender 3D, iniciativa de software livre, indústria usando o Blender em grandes produções.
      3- Modelos High poly e low poly, para filmes e curtas x Games
      4- Modelagem com Blender, trabalhando com modelagem para games.
      5- Texturas UV, Oque são? como fazer?
      6- Texturização para games, cores, volumetria, especularidade e oclusão.
      7- Animações com bones, hierarquia e chaves.
      8- Animações cíclicas.
      9- Exportação para Engine, tipos de arquivos.
      10- Implementação de modelo, textura e animações no Unity .

      *11- Dicas: Livros, sites, tutoriais, comunidade de modeladores 3D