A importância da comunidade open source na área de segurança digital.

  • avatar Ramiro Pozzani
    Ramiro Pozzani
    Nascido em 29/11/1988
    Formado em Superior de TI pela Unicamp (2012)
    Especialista em redes pela Unicamp (2013)
    Certificado Comptia Security+

    Atualmente trabalho no combate a fraude digital, no Instituto de Pesquisas Eldorado, como contractor da RSA.
Palestra demonstrando a importância que a comunidade e a troca livre de informações possuem na área de segurança digital.

A palestra terá como principais focos:
- Demonstração de algumas das mais poderosas e populares ferramentas (tanto para segurança reativa como ofensiva) tais como nmap, metasploit, sqpmap entre outras.
- Analise da fala de CEO's, postura de empresas, etc, demonstrando que, com o crescimento do número de fraudes digitais, ocorreu também uma mudança de postura, sendo esta mais favorável ao software livre, principalmente no quesito privacidade de dados (casos de backdoor em produtos, NSA, etc)
- Demonstrar como o Full Disclosure acelera a correção de bugs por parte dos desenvolvedores, e como os pesquisadores podem se aproveitar da nova onda de empresas criando companhas de Bug Bounty.

Apresentar esses conceitos enquanto seguimos o desenvolvimento pela história, popularidade da internet, crescimento do cyber crime, questões de jurisprudência, etc.

Como conclusão, uma análise da situação de segurança digital atual, com foco em Brasil, e como a comunidade pode ajudar a combater a insegurança que impera no meio digital.