Aplicações WEB multi-plataforma: um único código, diversas experiências

  • avatar Alexandre Magno Teles Zimerer
    Alexandre Magno é atualmente software engineer na Globo.com. Desenvolvedor web há mais de 7 anos, é um contribuidor ativo na comunidade open-source, evangelista jQuery, além de ter bastante experiência em Ruby on Rails e WordPress. Desenvolveu várias bibliotecas open source usadas amplamente na Globo.com. Nas horas vagas, curte integrar novas tecnologias como arduino e mobile apps.
Nos dias de hoje, aplicações web deixaram de ser acessadas exclusivamente através de notebooks e computadores, passando a ter inúmeros acessos através de dispositivos móveis como tablets e smartphones. Nesse cenário, um dos grandes desafios para os desenvolvedores é como implementar uma solução que consiga oferecer o que de melhor cada dispositivo oferece, em termos de recursos e usabilidade, sem ter que aumentar a complexidade do desenvolvimento replicando o código em soluções específicas para cada plataforma.

Nessa palestra irei compartilhar as experiências vividas e estratégias adotadas na Globo.com na migração de portais web para aplicações web multi-plataforma. Mostrarei como recursos de linguagens conhecidas, como HTML5, JavaScript e CSS3, tem nos auxiliado na construção de um único código para ser acessado em qualquer dispositivo explorando o que de melhor cada plataforma oferece. Compartilharei, também, como temos utilizado Responsive Design, RESS (Responsive design with server side components) e Mobile First como apoio nessa nossa caminhada.