Arquiteturas escaláveis para aplicações PHP.

  • avatar William Felipe Welter
    Formado em Ciência da Computação, com certificação LPIC-3, ZCE-PHP5.3, ZFCA, PP9A, desenvolvedor PHP e C, e com foco em Linux e software livre. Atualmente é líder das equipes de desenvolvimento PHP e banco de dados PostgreSQL na 4Linux.
Minha aplicação cresceu, meu servidor não esta "aguentando", o que eu faço? Compro um servidor melhor ? Como eu escalo meu ambiente ?
Essas são algumas das perguntas mais comuns que surgem quando temos problemas de desempenho, porem poucos sabem realmente qual é resposta certa.
Para ajudar a responder estas perguntas, inicialmente iremos mostrar como as coisas funcionam no S.O. quando temos uma aplicação PHP rodando em cima do servidor http Apache(o tipo de ambiente da maioria das aplicações PHP). Desta forma veremos seu principais limites e como podemos escalar este tipo de arquitetura.
Em seguida iremos entender como funcionam as arquiteturas baseadas no servidor http Nginx e php-fpm, e porque elas estão ganhando mercado de forma muito rápida.
Ao final desta palestra esperamos que todos possam conhecer os principais limites e vantagens de cada arquitetura e qual é a mais adequada para escalar a sua aplicação.