As relações de gênero no mercado de trabalho na visão de uma developer feminista

  • avatar Daniela Rocha de Andrade
    Mais de 14 anos de experiência atuando em análise, desenvolvimento, testes, documentação e implantação de sistemas corporativos, ERP, CRM e Web. Prestando consultoria a empresas de diversos segmentos como seguros, bancário, logístico, esportivo e serviços. Familiarizei-me com ferramentas de desenvolvimento Microsoft, participando ativamente de equipes de consolidação de estratégias.
  • avatar Flavia Dias Fortes
    Desenvolvedora de software há 6 anos, formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FAETERJ-Rio. Hoje, consultora na Plataformatec, desenvolve projetos em Ruby On Rails. Feminista e interessada em temas como diversidade, boas práticas de desenvolvimento de software, metodologias ágeis, entre outros.
  • avatar roberta lopes arcoverde
    Mestre em Informática pela PUC-Rio e bacharela em Ciência da Computação pela UFPE. Desenvolvedora full stack na Stack Overflow desde março de 2014, trabalhando remotamente no desenvolvimento do Stack Overflow Careers e do grupo de mais de 130 sites que compõem a Stack Exchange Network.
  • avatar Valéria Barros
    Desenvolvedora, ativista do Software Livre, apaixonada por OpenWeb e voluntária na Mozilla Brasil.
  • avatar Vanessa Martinez Tonini
    Agile Coach na Lambda3, porém trabalhou como desenvolvedora frontend nos últimos 8 anos. Formada em Sistemas para Internet pela UNIVALI, Especialista em Desenvolvimento Web pela UTFPR e Engenheira de Software pela FIAP. Faz parte também da organização da Marialab Hackerspace, onde trabalha para a causa da inclusão de mulheres e outras minorias na área de tecnologia da informação.
Essa mesa é um convite ao debate sobre o feminismo no mercado de tecnologia da informação. Abordando conceitos como
gaslighting, mansplaining, manterrupting, entre outros, vamos analisar porque tão poucas mulheres buscam uma carreira relacionada
a desenvolvimento de software e quais iniciativas existem para aquelas que já ingressaram ou pretendem ingressar na área.
Trataremos também da importância da igualdade de gênero no mercado de trabalho e de que forma podemos fazer a luta pedagógica necessária para que ele se transforme em um ambiente mais justo e com mais diversidade.