Bitcoin: de "moeda nerd" para instrumento de transformação do mundo

  • avatar Wladimir Crippa
    Nerd desde criancinha (e isso faz muitos, muitos anos); usuário de CP 400 na era dinossáurica da computação; presidente da Associação Software Livre de Santa Catarina; ex-assessor de informática da câmara de vereadores de Florianópolis; administrador da comunidade Bitcoin Brasil, a maior do país, com quase 12 mil membros; organizador da 1ª e 2ª conferência brasileira sobre Bitcoin.
Bitcoin, a moeda digital criada há apenas 7 anos, assume um papel cada vez maior no mundo. De "moeda nerd", passou a ser aceita por gigantes como a Dell, Microsoft e Overstock. Com ela, está se criando uma nova economia, que muitas vezes desafia o sistema financeiro e governos - e enfrenta, por isso, tentativas de controle e repressão. Mas o que tem feito o Bitcoin para representar perigo?

Esta palestra mostrará iniciativas, de ONGs, de startups, de comunidades, que estão encontrando novas utilizações para o Bitcoin - financiamentos colaborativos, ajudas humanitárias, socorro financeiro à ativistas da liberdade da informação etc. E mudando, nesse momento, o mundo.