Blender 3D, modelagem e animação para games

  • avatar Victor Moreira
    Sou formado em Design de produto, pós-graduando em Desenvolvimento de Jogos digitais pela PUCRS e trabalho com desenvolvimento de games.
Proposta
Existem grades diferenças entre a modelos 3d de destinados à animação de filmes e aqueles usados em jogos digitais. Conceitos como Low poly, Retopologia, Texturização, Bake e animações cíclicas, são aspectos técnicos importantes que integram o cotidiano criativo de modeladores e animadores da área e são necessários para um bom desenvolvimento de jogos.

Dessa forma é importantes apresentar um Pipeline prático com os passos fundamentais para a modelagem, texturização e animação de modelos 3D para jogos.

Tópicos Principais
Modelos High e Low Poly.
Técnicas de texturização e bake de texturas.
Animações cílclicas e trilhas.
Aplicação na Engine

Público Recomentado
Indicado para aqueles que tem interesse em trabalhar com jogos digitais, modeladores 3D, animadores. É necessário ter noções básicas de modelos 3D, texturas e animações, e claro jogar bastante :)

Palestra (passo-a-passo)
1- O que são modelos 3D e para que servem?
2- Blender 3D, iniciativa de software livre, indústria usando o Blender em grandes produções.
3- Modelos High poly e low poly, para filmes e curtas x Games
4- Modelagem com Blender, trabalhando com modelagem para games.
5- Texturas UV, Oque são? como fazer?
6- Texturização para games, cores, volumetria, especularidade e oclusão.
7- Animações com bones, hierarquia e chaves.
8- Animações cíclicas.
9- Exportação para Engine, tipos de arquivos.
10- Implementação de modelo, textura e animações no Unity .

*11- Dicas: Livros, sites, tutoriais, comunidade de modeladores 3D