Como encontrar uma agulha num palheiro de logs

  • avatar Dickson S. Guedes
    Atua na área de Tecnologia da Informação há quase duas décadas, utilizando software livre na administração de ambientes de missão crítica e distribuídos. Vivência na área de administração de banco PostgreSQL, mineração e visualização de dados. Já palestrou em eventos como: FISL, PGBR, PGDays, ENECOMP e criou ferramentas livres como: pgvm, pgxn_utils, ExJSON e ldap_fdw.
Esta é uma palestra de nível iniciante a médio que tem como objetivo exercitar a mente dos participantes através da demonstração das diferentes possibilidades de visualizar seus logs de eventos em um ambiente que transforma uma massa de dados, aparentemente sem sentido, em conhecimento interativo e visualmente explorável.

Compondo este ambiente teremos a demonstração dos extratores de informações com dados provenientes de logs* de banco PostgreSQL e do JBoss, dos transformadores de dados para um formato padrão aceitável utilizando Logstash e ElasticSearch, bem como a geração de documentos e gráficos orientados a dados, utilizando a biblioteca D3 e a ferramenta Kibana.

* os logs utilizados como exemplo serão provenientes do PostgreSQL e do JBoss, entretanto o conceito se aplica a qualquer registro de eventos.