Como fazer uma análise independente de portais de dados abertos governamentais?

  • avatar Gustavo Garcia Valdez
    Formado em Ciência da Computação pela UFRGS, com um intercâmbio na TU-Berlin. Trabalhou no Telekom Innovation Laboratories e no Centro de Estudos de Governo (CEGOV-UFRGS) como programador. Atualmente cursa um mestrado em Governo Eletrônico na UFRGS (Instituto de Informática e Centro de Estudos de Governo), com foco em Dados Abertos Governamentais.
  • avatar Rafael Luft de Almeida
    Bacharel em Direito pela UFRGS, com graduação incompleta de Ciência da Computação pela mesma instituição. Área de pesquisa relacionada ao direito digital e da informática, com publicações direcionadas à liberdade de expressão no meio digital.
Os portais da dados abertos estão cumprindo o que a Lei de Acesso à Informação exige? Como analisar o estado desses portais independentemente? Existem metodologias para isso? Quais as dificuldades num estudo desse tipo? Essa palestra mostra a visão de um pesquisador sobre essas e outras perguntas, além de (tentar) propor o que podemos fazer como cidadãos. Talvez sejam mais perguntas do que respostas, mas é uma discussão importante que devemos ter como sociedade.