Edward Snowden, Citizenfour e a Espionagem Global

  • avatar Ederson Brilhante
    Tecnólogo em Sistemas para Internet, analista de sistemas no Terra Networks(portal Terra) e estudante em Tecnologia em Processos Gerenciais. Hacktivista, integrante do Partido Pirata desde 2013 e atual secretário estadual do partido no estado do RS. Participante do grupo de usuários de 2014
  • avatar Francisco Prates Junior
    Tecnólogo e profissional da área de TI. Integrante do Partido Pirata desde 2012. Palestrante nos últimos Fisl14 e Fisl15.
Palestra de integrantes do Partido Pirata em formato de desconferência sobre Edward Snowden,o filme ganhador do Oscar Citizenfour e a espionagem global nos dias de hoje.
O formato de uma desconferência é baseado na premissa de que as pessoas na audiência — não apenas aquelas selecionadas para falar no palco — têm pensamentos interessantes e habilidades para compartilha-las e o fazem a qualquer momento. O Partido Pirata faz parte de uma rede Internacional pela defesa do acesso à informação, do compartilhamento do conhecimento, da transparência na gestão pública e da privacidade.
Serão analisados os casos de Edward Snowden, o filme Citizenfour e a espionagem versus a privacidade.
Snowden é analista de sistemas, ex-Cia e NSA que tornou público detalhes de vários programas de vigilância global praticados pela NSA norte americana. Sua trajetória, sua saída dos Eua, suas revelações e documentos, sua situação de exilado político na Rússia, seus prêmios e homenagens recebidas serão analisadas . Além das ameaças de morte e qual suas alternativas no futuro. Será também analisado o filme ganhador do Oscar, Citizenfour que descreve e documenta o escândalo de espionagem praticado pela NSA e como se deram os encontros com Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público. Finalizaremos apontando o quanto a privacidade dos países e seus cidadãos são abaladas e quanto à espionagem é prejudicial.