Encontro Comunitário do KDE

  • avatar Aracele Torres
    Doutoranda em História da Ciência e da Técnica pela USP, desenvolve trabalhos de pesquisa sobre software livre, tecnoutopias e história das tecnologias digitais. Defendeu em 2013 uma dissertação de mestrado sobre a história do Projeto GNU e do software livre. Atua também como ativista e colaboradora de comunidades de software livre desde 2007. É usuária e tradutora do KDE desde 2010.
  • avatar Filipe Saraiva
    Filipe Saraiva é doutorando em engenharia elétrica pela USP, bacharel em ciência da computação pela UFPI. Ativista do software livre com participação em várias comunidades, em especial como desenvolvedor no KDE, membro do KDE e.V., e empacotador no Mageia.
  • avatar Helio Chissini de Castro
    Engenheiro de software do projeto KDE e da RedHat
  • avatar Sandro Santos Andrade
    Sandro é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), Doutor em Ciëncia da Computação, desenvolvedor C++/Qt há 17 anos e colaborador nos projetos Qt e KDE há 8 anos. É o criador e mantenedor do QtModeling (módulo do Qt5 para MDSE) e já realizou contribuições em projetos tais como KDevelop, QtCreator e KDE Plasma.
Nos últimos anos a comunidade KDE desenvolveu importantes projetos que representam a nova geração de conhecidas e premiadas tecnologias. Hoje temos o KDE Plasma 5, KDE Frameworks 5, e o KDE Applications. Vamos ver mais de perto cada uma delas, e também conversar sobre a comunidade no Brasil e América Latina. Esperamos vocês!