"Enemy spotted - Applying infovis at security field"

  • avatar Felipe Afonso Espósito
    Graduado em Tecnologia da Informática pela Universidade Estadual de Campinas (2010), mestre em Eng. de Sistemas e computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), associado ao laboratório de Redes de Alta Velocidade(RAVEL).

    Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Visualização de Informação aplicada ao monitoramento de ataques, redes de computadores e seguran
É inegável o aumento de preocupação com a área de segurança de redes e informação, assim como o número de ferramentas disponíveis para atacar e defender: Nmap, Nikto, Metasploit, (H|N)IPS, IDS, Firewall,s exploits e CVE's. Todos os dias, são geradas mais e mais informações relativas à segurança e que o correto entendimento são vitais para sobrevivência e manutenção do ambiente. Monitorar e analisar essa grande quantidade de dados é um desafio. A palestra mostrará como a utilização de técnicas de visualização para reunir esses dados e traduzi-los em informações gráficas relevantes que nos auxiliam na tomada de decisões para atacar ou responder a possíveis ameaças.