Ensinando Programação para formar Não-Programadores

  • avatar Alexandre Aguado
    Mestre em Tecnologia e Inovação pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp (2012) e Graduado em Tecnologia em Software Livre pela Unisal (2007). Atualmente é professor no Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari. Atua também nos cursos de Pós Graduação da UNISAL, além de participar do Coletivo Jovem Hacker. Esteve durante 2011 em um projeto de implementação de Software Livre em Angola.
  • avatar Flavia Linhalis Arantes
    Flávia Linhalis Arantes possui Bacharelado em Ciência da Computação pela UFOP (1998), Mestrado (2000) e Doutorado (2007) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela USP. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED-UNICAMP) e atua em pesquisas relacionadas a Educação a Distância, Web Social, Interação Humano-Computador e Software Livre.
  • avatar Gabriel de Souza Fedel
    Fedel é militante do software livre, hacker, fuçador, produtor cultural e professor universitário. É mestre em Ciência da Computação pela Unicamp e sócio da Jatobá Cultural. Fundou o Coletivo Ajuntaê e o Revoada - Projetos em cultura digital. Atualmente está engajado nos projetos Jovem Hacker, Mapa da Cultura de Campinas e tem um blog: blog.fedel.net.br .
  • avatar Tel Amiel
    Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) na UNICAMP e coordenador da Cátedra UNESCO em Educação Aberta. Membro do Coletivo Revoada (Campinas).
Nesta palestra iremos apresentar o projeto Jovem Hacker (jovemhacker.org) que visa auxiliar na formação de uma geração empoderada tecnologicamente e que esteja melhor preparada para definir os rumos do desenvolvimento tecnológico na sociedade.
Definimos o currículo do projeto com base na noção de end-user programming, buscando desenvolver conhecimentos software livre, recursos e dados abertos e trabalho prático e colaborativo. Nessa palestra relataremos a experiência piloto de 2014, e apresentaremos as duas novas edições do projeto. Primeiro, Capivari/SP (em parceria com o IFSP-Capivari) e a Edição Cultura Digital - Campinas/SP, que conta com recurso da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.