Hackerspaces do DIY para DIT: tornando-se hackers de verdade

  • avatar Joel Martins Grigolo Júnior
    Membro fundador do MateHackers, hackerspace do Porto Alegre. Formado em C. Sociais pela UFRGS, entusiasta em eletrônica, design 2D e 3D, usuário de software livre.
Deixamos de ser os garotos dos computadores para nos tornarmos hackers. O Matehackers saiu de um prédio comercial, onde éramos vizinhos imcompreendidos de advogados, médicos, psicólogos e contadores, para se instalar no Vila Flores e passar a conviver com músicos, artistas plásticos, arquitetos, designer, atores, etc.
O Vila Flores, como empreendimento cultural, reúne muitos grupos diversos com um traço cultural muito forte. Este convívio com o diferente permitiu evoluir ainda mais o foco de um hackerspace: sair do DIY (faça você mesmo) e abraçar o DIT (façamos juntos) para além das fronteiras do MateHackers.
Vários projetos em conjunto vão surgindo e sendo realizados com os mais diversos atores, promovendo a criatividade encima de ferramentas abertas e construíndo um ecosistema inovador e efervescente.
Queremos narrar esta experiência à você, mostrando seus altos e baixos e também os frutos deste nosso primeiro ano, sendo realmente compreendidos como “hackers”.