Inclusão digital para uma cidade inteira com Software Livre

  • avatar Melissa Devens
    Apaixonada pela web desde que era ainda menor, escolheu fazer dela seu meio de trabalho. Melissa Devens é formada em Comunicação Digital e trabalhou como social media e web designer em empresas como Grêmio FBPA e Grupo RBS. Voluntária da Mozilla Brasil desde o começo de 2014, já faz parte de diversos projetos, entre eles o WoMoz, grupo que ajudou a fundar no Brasil. Hoje luta por uma web aber
  • avatar Ricardo Panaggio
    Sem informações
  • avatar Samuel Flores Moraes
    Student, Mozillian, Businessman, Programmer and SysAdmin. Work as volunteer in the Mozilla Brasil community infrastructure and Marketing. Speaker on some FOSS events on Brazil(like Latinoware and FISL).
A alfabetização digital hoje é tão importante quanto a leitura, escrita e aritmética. É crucial que todos tenham as habilidades necessárias para entender, modelar e participar ativamente do mundo digital, ao invés de serem apenas espectadores ou consumidores. Políticas públicas são essenciais para reverter essa situação. Software LIvre tem um papel crucial como meio para que a alfabetização ocorra, em especial para pessoas que já estão à margem. E a fusão de esforços é um catalizador.

Em uma ação conjunta da Mozilla e alguns de seus voluntários no Brasil, de uma empresa pública, de uma escola e de várias secretarias e do próprio governo municipal, uma mega operação foi realizada em Gaurama, uma pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul, para incluir digitalmente toda a população utilizando apenas software livre.

O trabalho de inclusão foi iniciando pelas mulheres da zona rural que nunca tinham usado computador, permitindo que elas tivessem seu primeiro acesso à internet, e está sendo expandido para toda a população.

Nessa palestra, serão apresentadas as motivações para a realização desse projeto, a metodologia utilizada, como software livre foi determinante nessa empreitada, como está sendo construído o plano de inclusão digital do município, os problemas encontrados durante todo o processo e como foram solucionados, os resultados obtidos até agora e os próximos passos.