Infraestrutura Ágil com Git, Puppet e Zabbix

  • avatar Gabriela Dias
    Com mais de 15 anos de experiência em projetos FOSS (Free and Open Source Software) atualmente é IT Team Leader na empresa 4Linux, sendo responsável pelas áreas de infraestrutura e treinamento, como também atuando em projetos de missão crítica. Atuou como Engenheira de Projetos na HP-Brasil desenhando soluções na plataforma Linux/Unix. Possui as certificações RHCE, RHCSA, LPIs, Zabbix Certified.
Quantas vezes você já precisou repetir as mesmas configurações manuais para criar ou configurar uma infraestrutura? Já imaginou sua infraestrutura sendo versionada e automatizada da mesma forma que acontece com o desenvolvimento de softwares? Com o surgimento da filosofia DEVOPS tudo isso se tornou realidade.

O DevOps surgiu da necessidade de melhorar a agilidade das entregas no setor de TI focando no aperfeiçoamento da comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e administradores da infra de TI.


Essa palestra tem o objetivo de mostrar como tratar sua infraestrutura como código, usando ferramenta de Gerência de configuração como o Puppet, versionamento com Git, e monitoração e controle com Zabbix.

O público terá a oportunidade de ver uma demonstração prática de uma infraestrutura de Servidor de Aplicação sendo criada de forma totalmente automatizada via Puppet, monitorada pelo Zabbix e tudo com controle de versão através do Git.