Ionic: Elevando o nível do seu app multiplataforma com Cordova, AngularJS e Sass

  • avatar Diego Guimarães
    Diego "Dukão" Guimarães é formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, usuário e ativista de software livre, desenvolvedor há 10 anos e mochileiro profissional. Participa assiduamente de eventos de tecnologia, palestrando sobre assuntos como Python, Arduino e desenvolvimento mobile multiplataforma.
O uso de frameworks multiplataformas no desenvolvimento de aplicativos mobile é muito útil porque te economiza tempo, já que você não vai precisar escrever programas do zero para cada um dos sistemas operacionais.

O Cordova já é muito utilizado com sucesso através o PhoneGap. No entanto, aplicativos feitos com PhoneGap, muitas das vezes tendem a ficar com o código desorganizado e difícil de ser compreendido. Outro problema grave era a necessidade de usar bibliotecas JavaScript pesadas, como jQuery, para facilitar o desenvolvimento, prejudicando muito a performance do aplicativo.

O Ionic acaba com esses problemas.

Além de contar com todas as vantagens do Cordova que já estavam presentes no PhoneGap, o Ionic resolve tanto a falta de organização do código quanto os problemas de performance com AngularJS e Sass.

E é muito fácil começar a desenvolver aplicativos para celular com Ionic. Tudo o que você precisa saber é HTML, CSS e JavaScript, ou seja, se você já fez algum site, está mais do que preparado para fazer seus apps mobile. Não se preocupe porque AngularJS você aprende no caminho! O Ionic foi desenvolvido para ser simples e divertido de aprender e criar com ele.

O objetivo dessa palestra é mostrar do que o Ionic é capaz, apresentando exemplos de aplicativos feitos com ele e ensinando como dar os primeiros passos. Além de desmistificar a ideia de que aplicativos mobile multiplataforma são lentos, mostrando as vantagens de se utilizar um framework híbrido ao invés de partir logo para o desenvolvimento nativo.

Obs: a equipe de desenvolvimento está prometendo ainda para esse ano Push Notifications para o Ionic. Não estava disponível até o envio dessa proposta, mas sendo liberado até a data do FISL, certamente será um assunto abordado, com muita felicidade, na palestra.