Melhorando o Processo Decisório com Mineração de Dados e Software Livre

  • avatar Marcos Vinicius Fidelis
    É professor da UTFPR na graduação desde 1996, e Analista de Informática da UEPG desde 1991.
    Pesquisador e usuário do WEKA (atual Pentaho Data Mining) desde 1999, cursou Data Mining with Weka em 2013 e More Data Mining with Weka em 2014, promovidos pela University of Waikato.
    Participou como palestrante nos seguintes eventos de Software Livre: FISL, Flisol, FTSL, Latinoware e PentahoDay.
As empresas precisam otimizar seus recursos e atividades para melhorar a sua competitividade. E para competir, é necessário conhecer o seu negócio, os seus competidores e principalmente o seu cliente. Isto precisa ser feito com velocidade e baseado em fatos, ou seja, em dados.

As ferramentas de Business Inteligence (BI) são capazes de apoiar esta tarefa, e em especial a ferramenta de Mineração de Dados.

Esta palestra propõe apresentar o Pentaho Data Mining (PDM - a.k.a WEKA), uma ferramenta de BI Open Source, e demonstrar como descobrir conhecimento escondido dentro dos grandes volumes de dados armazenados nas empresas. Com a Mineração de Dados é possível entender melhor o seu cliente, as vendas, além de ser aplicável a inúmeros outros problemas decisórios.

O objetivo principal é apresentar como obter melhorias no processo decisório de uma organização utilizando Mineração de Dados com software livre e aberto.

Serão apresentados nesta palestra, os conceitos de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, o software Pentaho Data Mining e um Estudo de Caso prático utilizando dados abertos com vários exemplos.