O caminho do suShellso

  • avatar Julio Cezar Neves
    Julio Cezar Neves atualmente assessora o Diretor Presidente do SERPRO e é professor universitário. Engenheiro de produção da UFRJ, pós-graduado em informática pelo IBAM,Analista de Suporte de Sistemas desde 1969. Trabalha com Unix desde 1980, quando fez parte da equipe que desenvolveu o SOX, sistema operacional Unix-Like, da Cobra Computadores. Autor dos livros "Programação Shell – Linux".
O Shell taí, bem debaixo do seu nariz... Sem ele não existiria o Linux, nem o Unix, ou seja, não existiria nenhum resquício de um Sistema Operacional inteligente. E mesmo assim continua a olhá-lo com desdem, esforçando-se para ignorá-lo por completo, achando que o seu mousezinho te levará ao paraíso. Você está redondamente enganado!
Usando mouse você só chega onde a interface gráfica permite, usando a tela preta, o seu Shell é o limite, ou seja, você pode utilizar absolutamente todos os recursos da máquina, desde que conheça bem o Shell.
Nesta palestra, totalmente mão na massa (ou hands on como preferem os almofadinhas de TI), mostrarei o quanto você está perdendo por não saber usar essa ferramenta maravilhosa, na qual grandes programas são feitos em poucas linhas.
A palestra será desenvolvida de forma a apresentar as implementações do Bash 4 e mostrar o que há de mais moderno em interfaces gráficas para o Shell, que, acreditem, são fabulosas.