O hackerismo e a tecnologia na relação entre governo e sociedade

  • avatar Claudia Melo
    Dra. Claudia Melo é Diretora de Tecnologia da ThoughtWorks Brasil e pesquisadora associada à Universidade de São Paulo. Por mais de 15 anos, Claudia vem criando software para diferentes indústrias, facilitando o aprendizado em graduação e pós-graduação, e também realizando pesquisas em tecnologia. Sua tese foi considerada uma das 6 melhores em Ciência da Computação concluídas no Brasil em 2013.
  • avatar Olivia Janequine
    Olivia Janequine é cientista social formada pela USP e mestre em antropologia social pela Unicamp. Atualmente, trabalha com software livre e as possibilidades da relação entre o governo e a sociedade na ThoughtWorks.
Qual o papel do hacker na construção da sociedade do futuro? E o da tecnologia? Nessa apresentação queremos provocar uma reflexão sobre hackerismo e tecnologia na relação entre governo e sociedade. Vamos falar de privacidade do cidadão e transparência dos governos como elementos essenciais para a democracia. Também vamos apresentar exemplos de projetos de software livre (alguns nos quais estamos envolvidos) que podem ajudar a criar uma sociedade mais segura. Todo hacker é bem-vindo!