O software livre pode ajudar a democracia? Plataformas abertas para democracia d

  • avatar Fabricio Solagna
    Doutorando em sociologia pela UFRGS. Foi coordenador-executivo do Gabinete Digital do Rio Grande do Sul. Consultor em metodologias de participação digital para o site Participa.br e realizou sua pesquisa de mestrado sobre o Marco Civil da Internet
  • avatar Henrique Parra
    Co-fundador Cidade Democrática e coordenador de núcleos do Voto Consciente. Apoia e facilita processos de colaboração em torno de questões públicas que promovam novos modelos de governança social fundados na intersetorialidade. Facilitador de oficinas e estratégias de webcidadania que utilizam as principais ferramentas web para possibilitar a participação cidadã.
  • avatar Livia Ascava
    a definir.
  • avatar Marco Antonio Konopacki (Marco Amarelo)
    Bacharel em Administração e Mestre em Ciência Política, desenvolve e pesquisa software livre há 15 anos. Foi um dos criadores do plugin Delibera para participação social e hoje atua como Assessor de Novas Tecnologia e Participação na Secretaria de Assuntos Legislativos no Ministério da Justiça.
  • avatar Ricardo Poppi
    Coordenador-Geral de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, responsável pelo Participa.br, ambiente online de participação social do Governo Federal. Graduado em Ciência Política pela UnB, coordena consultas públicas online colaborativas no âmbito do Governo Federal. É entusiasta de webcidadania e software livre para Participação Social.
  • avatar Rosane Maria Ludtke Leite
    Setor Governadoria e Outros Poderes - Divisão de Administração de Sistemas - DAS
A proposta do painel é apresentar diferentes plataformas utilizadas em diferentes espaços de governo e da sociedade civil, que tem como o objetivo melhorar o engajamento civil, propiciar meios de participação política dos cidadãos com os governos e facilitar a tomada de decisões. O painel pretende demonstrar os avanços dessas plataformas para a democracia participativa e direta, abordando experiências concretas de como o desenvolvimento colaborativo do software livre pode envolver os cidadãos de forma participativa nos projetos.
Neste painel serão apresentados apenas projetos que possuem o código aberto.

Participa.br - Plataforma utilizada pela Presidência da República para participação social
Ricardo Poppi - Graduado em Ciência Política pela UnB, responsável pelo Participa.br, ambiente online de participação social do Governo Federal. É entusiasta de webcidadania e software livre para Participação Social.

E-Democracia (Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados)
Cristiano Ferri - Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, responsável pelo ambiente de participação social da Camara dos Deputados, o E-democracia

Cidade Democrática
Rodrigo Bandeira - fundador e diretor-executivo do Instituto Cidade Democrática e mestre em Administração Pública e Governo e graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Escreve artigos e oferece cursos e palestras sobre o Futuro Digital da Democracia, Articulação Intersetorial e Colaboratividade.

Agora Delibera (Pensando o Direito/MJ)
Marco Konopacki - Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná, desenvolve e pesquisa tecnologias para participação desde 2010. Desde 2014 é Assessor para Novas Tecnologias e Participação na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça.