O uso de software livre na educação, do datacenter à sala de aula

  • avatar Carlos Alexandre Volpi
    Técnico em Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Espírito Santo com experiência em Gerencia de Redes e administração de Servidores.
  • avatar Leonardo Silva Moraes
    Possui graduação em Administração Rural pelo Centro Universítário do Espírito Santo (2000). Atualmente é técnico em tecnologia da informação do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Rural e na área de Tecnologia da Informação com foco em softwares livres (GNU/Linux)
  • avatar Luis Carlos Loss Lopes
    Sem informações
  • avatar Thiago Redighieri
    Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal do Espirito Santo - Campus Santa Teresa (2014) e Especialista em Informática na Educação. Possui Conhecimento na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de Software Básico baseado nas linguagens Java e PHP e de Banco de Dados Mysql.
Demonstrar a utilização de software livre dentro do ambiente escolar. As soluções baseadas em software livre são realidades nas escolas e possui uma perspectiva de aumento na sua utilização. No Ifes - Campus Santa Teresa são utilizados SL desde a administração do datacenter (OCS, apache, etc.), monitoramento da rede e serviços (zabbix, nessus, etc) virtualização (Xenserver), suíte de escritório (libreoffice), suíte gráfica (blender, inkscape, gimp, openshot) e o sistema operacional dos computadores nos laboratórios dos alunos com o Mint GNU/Linux (Dual boot).