oVirt/KVM - Xiii, isto não vai funcionar

  • avatar Alan Crisley Besen
    Em meio ao mundo de TIC desde que me lembro. Já trabalhei como garçom, auxiliar de cozinha, vendedor de refrigerante e água.
    Depois de tantos anos neste mundo desafiador, louco e dinâmico, adquiri profundas habilidades em sistemas operacionais, ambientes de virtualização, hardware, ambientes e serviços distribuídos para telecomunicações.
    Atualmente sou coordenador de IDC na Unifique Telecom
Irei dar uma breve introdução à virtualização e apresentar brevemente o oVirt/KVM e todo o projeto em si.

Em continuação, debater os pontos positivos e as resistências em uso das ferramentas em um ambiente em larga escala (acima de 300 servidores virtualizados). Onde o custo x confiabilidade tem grande impacto na operação crítica de um ambiente de telecomunicações com mais de 70000 usuários/clientes. E, o custo de uma parada/impacto no ambiente. Assim, quais foram os pontos necessários para a tomada de decisão de implantar a solução em um todo. E, das diferenças no nosso ambiente de PaaS, IaaS.

Apresentar os desafios de capacitação e busca de profissionais. E, a importância de compartilhar o conhecimento adquirido e a experiência.

Finalizando sobre alguns breves detalhes da implantação, métricas, ganhos e perdas. E, qual é o objetivo do projeto em tempo de vida/ROI.