Possibilidades da Physical Web na Internet das Coisas

  • avatar Felipe Cezar de Castro Antunes
    Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros. É Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerai – IFNMG desde 2008 onde ministra disciplinas de engenharia de software e linguagens de programação.
  • avatar Giuliano Viana de Alkmim
    Giuliano Viana de Alkmim é doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre pela Universidade de Brasília (Unb) e graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG-Campus Januária). Tem experiência na área de Ciência da Computação e também em Educação.
  • avatar Thalis Antunes de Souza
    Mineiro de Janaúba, Engenheiro de Computação (FACIT), Diretor fundador do Centro de Desenvolvimento Colaborativo de Coisas - CDC Minas Up (minasup.com), Embaixador de IoT da Telefônica | VIVO no Brasil e fundador da Startup especializada em soluções Embarcadas, Cagaita. Pesquisador de Embedded Systems e Internet of Things - IoT, com ferramentas como Arduino, LaunchPads, RaspBerry Pi e Galileo.
A popularização da internet das coisas já é uma realidade, entretanto a forma como interagimos com essas “coisas” ainda é pouco intuitiva, somos dependentes da utilização de aplicativos próprios, e que muitas vezes inibem e burocratizam a interação. O protocolo Open Source Eddystone patrocinado pela gigante Google, utiliza faróis(beacon) para criar uma interação mais fluida através do que está sendo chamado de Physical Web. Esta abordagem busca cria uma ponte entre os dispositivos inteligentes e a web tradicional, neste contexto, utilizando tecnologias como o Bluetooth 4.0 (Low Energy) e a API Web Bluetooth, é possível uma página html5, inicialmente descoberta ao se aproximar de um dispositivo, interagir com o mesmo diretamente não dependendo mais do fluxo de dados através da internet. Sendo assim vemos que há um grande potencial na adoção da Physical Web pela internet das coisas.