Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis

  • avatar André Ferreira Machado
    Graduando em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa, desde 2013, de projetos relacionados a software livre na educação.
  • avatar Paulo Francisco Slomp
    Criador e professor da disciplina Software Livre na Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Apresentaremos o resultado de um trabalho de coleta, avaliação, seleção e classificação de informações a respeito de mais de 300 aplicativos educacionais para celulares e tablets. Professores, estudantes, pais e demais internautas podem acessar a Tabela Dinâmica http://ufrgs.br/soft-livre-edu/dispositivos-moveis e consultar as informações sobre programas que podem ser utilizados para aprendizagem de diversas matérias, como Física, Geografia, Matemática, Química e Idiomas, entre outras. A ferramenta wiki de edição coletiva está organizada de forma a exibir inicialmente o ordenamento alfabético das áreas do conhecimento com diferenciação através de cores, facilitando a visualização. Os usuários podem reordenar os dados conforme a faixa etária dos estudantes, de acordo com o nível de ensino – Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. Todos os aplicativos possuem licenças livres, como GNU-GPL, Apache, MIT, BSD, etc. A comunidade pode adicionar diretamente novos aplicativos sem que seja necessária permissão dos autores iniciais. É possível alterar o conteúdo, inclusive de forma anônima, corrigindo eventuais erros e imprecisões. A licença Creative Commons BY-SA permite republicação, trabalhos derivados e inclusive uso comercial. Comunidades de outros países podem participar, pois há tradução da tabela para o inglês, o espanhol, o francês, o italiano e o português europeu.