Uma Alternativa Flexível para o Controle de Processos

  • avatar Victor Lima Campos
    Formado em ciência da computação na UFRJ, começou ainda na faculdade a empreender sendo co-fundador do Easyaula, startup que foi vencedora Best Consumer Startup Brazil em 2013. Foi moderador do grupo de Ruby on Rails Brasil por 3 anos no facebook e hoje é consultor da Visagio Tecnologia.
Nos últimos dois anos, desenvolvemos dentro da Visagio Tecnologia, uma ferramenta de gestão de processos baseado no software open source Redmine e o BPMS Activiti (também open source). Mais de 500 processos/subprocessos diferentes já foram mapeados dentro da ferramenta, envolvendo mais de 10 mil pessoas em 4 continentes, incluindo a automatização de processos de Centros de Serviços Compartilhados.

Com a crise econômica, automatizar e gerenciar processos internos se tornou essencial para cortar custos e identificar gargalos, mas, ao buscar ferramentas que ajudam nessa tarefa, o alto investimento das opções tradicionais torna-se uma barreira. Quando empresas resolvem aderir a uma ferramenta de baixo investimento (como Excel), ou mesmo à utilização de e-mails como forma de comunicação e controle dos processos, sofrem com a falta de suporte e flexibilidade, muitas vezes deixando o processo (que era o problema inicial) mais burocrático e menos otimizado.

Pensando em superar as três grandes barreiras encontradas pelas empresas na implementação de uma solução para o controle de seus processos – o alto investimento inicial; a ausência de um suporte direcionado, com a adoção de ferramentas de código aberto; e a falta de flexibilização – a Visagio desenvolveu, a partir do Redmine, o Visagio Process Manager (VPM).

O intuito da palestra é mostrar o potencial de transformação de ferramentas open source para atender o cliente, uma prática pouco abordada na venda/implementação de softwares de prateleira fechados.