Utilizando arduino para controlar datacenters - um estudo de caso na UTFPR

  • avatar Danilo Pinotti
    Possui curso técnico profissionalizante pelo CEP/UME de Dracena(2013), curso técnico profissionalizante pela Microlins (2007) e ensino médio pelo Anglo Cid Dracena (FUNDEC) (2013). Tem experiência na área de Informática, com ênfase em Sistemas de Computação. Atualmente se encontra cursando Tecnologia em Sistemas para Internet na UTFPR câmpus Guarapuava e estagiando na área de redes.
  • avatar Fabio L. Janiszevski
    Bacharel em Ciência da Computação pela UNICENTRO, e especialista em redes de computadores pela UTFPR. Trabalhando com Linux a mais de 15 anos, em treinamento e implementação de soluções abertas, e a mais de 3 anos em desenvolvimento web com metodologias ágeis como TeamLeader na empresa PontoGestor. E também professor do magistério superior na UTFPR.
Em hardware aberto e microcontroladores, não há dúvidas que temos o arduíno como principal atuante, mas ao pesquisar, o maior conteúdo encontrado é sobre como piscar um LED. Nessa palestra veremos um estudo de caso na UTFPR sobre a aplicação do arduino para controle de datacenters e distribuição de dados.